24 de jan. de 2012

Leonardo de Magalhaens / Selva Selvaggia

Parabenizo Leonardo de Magalhaens pela sua magnífica abordagem. Link para o ensaio sobre a poesia de "Selva Selvaggia" de Ronaldo Werneck.

http://leoleituraescrita.blogspot.com/2011/08/sobre-selva-selvaggia-de-ronaldo.html

Postado por Kimura


RW na TV.Com de Florianópolis.

Vejam a entrevista que concedi à repórter Karen Prestes, do programa Estúdio 36, por ocasião do recente lançamento de meu livro "Há Controvérsias 2" em Florianópolis.
Ronaldo Werneck.

http://www.youtube.com/watch?v=tLHkthUQCr8&feature=youtu.be

Postado por Kimura.

19 de jan. de 2012

Ronaldo Werneck e sua mulher Patrícia Barbosa em PIACABA..


O escritor e poeta, ou poeta e escritor RONALDO WERNEK ex colega de Eduardo Penteado Lunardelli, do Colégio de Cataguases, e sua mulher Patrícia Barbosa numa rápida estada na PIACABA. Texto gentilmente cedido do BLOG de Lunardelli do qual sou muito grato.

Postado por kimura no dia 19/01/12.

15 de jan. de 2012

Isso aí. Ou isso aqui, em Floripa.

Olhaí, pessoal:
Mais um capítulo da "saga de lançamentos" de meu livro Há Controvérias 2.
A convite de meu amigo Edir Vassalo, realizei em Florianópolis no último dia 13 deste janeiro, uma sexta-feira chuvosa mas de muita sorte, mais uma apresentação de minhas controvertidas controvérsias. Na Barca dos Livros, um simpaticíssimo espaço de frente para a marina da Lagoa da Conceição, dirigido pela professora-doutora em Literatura Tânia Piacentini, recebi vários novelhíssimos amigos: poetas, escritores, artisitas plásticos e intelectuais catarinenses. Entre eles, o pintor e escultor Eduardo Lunardelli, meu colega no Colégio Cataguases nos anos 1950. Não nos víamos há décadas e décadas e foi um grande prazer reencontrar meu velho e querido amigo. Lunardelli edita um blog mais que movimentado, de grande aceitação nos meios culturais, o Varal de Ideias. Rápido e eficientíssimo, nem bem acabou o lançamento e meu amigo já postava em seu blog uma foto-reportagem do lançamento. Vejam no link a seguir.
http://cimitan.blogspot.com/




Isso aí. Ou isso aqui, em Floripa.
Beijabraços,
RW


Postado por Kimura

13 de jan. de 2012

O escritor mineiro Ronaldo Werneck lança livro na Capital.


O livro "Há Controvérsias 2" será lançado nesta sexta (13) na Barca dos Livros,
na Lagoa da Conceição
.

Foi na cidade mineira de Cataguases, que fica mais próxima do Rio de Janeiro do que de Belo Horizonte, que o escritor Ronaldo Werneck se encontrou consigo mesmo em um momento em que estava completamente perdido.
Nascido em Cataguases, como ele diz “uma cidade de primeira”, Werneck já morava havia 32 anos no Rio de Janeiro. Depois de frequentar algumas sessões de terapia, decidiu voltar para cidade natal.
“A terapeuta disse para eu voltar porque era lá que eu encontraria minha história. Eu voltei, mas em vez de história descobri minha geografia”, lembra o escritor, em tom de brincadeira. Acrescenta que descobriu uma geografia afetiva depois de perceber que, rodeado por conhecidos e pelo lugar de origem, estava em condições ideais para ler, escrever e produzir livros.
Em Florianópolis, depois de mais de três décadas sem pisar na cidade, Ronaldo Werneck lança o livro de crônicas “Há Controvérsias 2”, em um bate-papo com o público e sessão de autógrafos nesta sexta-feira, na Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição.
Como um crítico observador do cotidiano, Werneck trata dos mais diversos assuntos, da tradição mineira à literatura passando por cinema e futebol, duas paixões do escritor de 68 anos. “A prosa tem um objetivo, eu escrevo tendo como base de que uma palavra puxa a outra. No caso da poesia é diferente, ela é construída”, observa. “Como disse um crítico francês, a prosa é reta e a poesia é circular. O que eu tento fazer é proesia”, diz em um recorrente momento de bom humor.
Mas se hoje Ronaldo se tornou um escritor bem-sucedido, disposto a gastar o tempo disponível entre leituras, escrituras e longas viagens (ele veio com a família de Cataguases a Florianópolis de carro), nem sempre foi assim. O escritor se lembra de tempos difíceis, quando o então presidente Fernando Collor fechou uma revista de comércio exterior do Banco do Brasil onde Werneck trabalhava. Sem ter para onde ir, Werneck suprimiu qualquer resquício literário para passar seis meses trabalhando como bancário. “Foi um tempo muito difícil. Lembro que cheguei a passar semana inteira trancado no quarto”, relembra.
A saída para a quase depressão veio com um convite de Cataguases para que Werneck escrevesse um texto para um jornal local. Depois de muita pesquisa e três meses de produção, o escritor adormecido estava de volta. E logo conseguiu um emprego como jornalista e crítico de artes plásticas do Centro Cultural Banco do Brasil. A lição que aprendeu com tudo isso, ele nunca esqueceu. “A palavra salva”, diz antes de soltar uma boa risada.

“Há Controvérsias 2”
Autor: Ronaldo Werneck
Editora: Arte Pau Brasil
Quanto: R$ 45 (450 pags.)

Serviço
O quê: Lançamento do livro “Há Controvérsias 2”
Quando: 13/1, 20h
Onde: Barca dos Livros, Rua Senador Ivo D’Aquino, 103, Lagoa da Conceição, Florianópolis tel: 3879-3208
Quanto: Gratuito

Publicado em 13/01-12:51 por: Pedro Santos.
Atualizado em 13/01-17:59

Postato por Kimura.




12 de jan. de 2012

Ronaldo Werneck - Coluna de Ricardo Machado. Lançamento do livro Há Controvérsias 2.

Confrades - Escritor mineiro Ronaldo Werneck, fotografado numa janela açoriana pelo amigo ilhéu Edir Vidal, chega em Floripa num momento em que perdemos um dos mais expressivos escritores, Jair Hamms.


13 dia sorte ou...

Hoje é dia 12 de 1 de 12. Em dezembro deste ano teremos o dia 12 de 12 de 12. E será a última data com dezenas dobradas iguais já que não existe o mês treze. Mas como esse número é cabalístico, quem sabe fazer uma fezinha no bicho. Embora contra os legalistas que dirão: é burrice. Pois não é!? No jogo do bicho o número 13 é burro. E amanhã, sexta, é 13. Uhrrrrr!


Ricardinho Machado

Florianópolis / SC


Postado por Kimura

12/01/2012