29 de abr. de 2024

NOITADAS CARIOCAS



Uma bela surpresa em minha rápida passagem pelo Rio semana passada. Murillo Azevedo, o diretor de “Roneck 80” (título provisório), documentário sobre a trajetória do meu escreviver, combinou um jantar na Fiorentina, agora em Ipanema. Mal Patrícia e eu chegamos, fomos recebidos por vários poetas, amigos/as, meus filhos e mais o maître e funcionários. Eles nos levaram para dentro do restaurante, diretamente para uma das pilastras, aquelas tradicionais pilastras da Fiorentina com assinaturas de vários “famosos” & quejandos.


     

Foi quando o maître me passou uma caneta e pediu que eu colocasse meu nome na pilastra. Ainda emocionado, caprichei minha assinatura com a “velha esquerda” (mão que me posiciona desde criancinha), ao lado de Maurício de Souza, Boechat, Nara Leão, Nelson Motta, Ayrton Senna e outros menos votados – agora para sempre meus vizinhos.



Frequento a Fiorentina desde quando morei no Leme na década de 1960. Ter meu nome ali numa daquelas tradicionais pilastras é mais que a glória – é a “firma reconhecida” do velho boêmio. Era a noite do 25 de abril. Com a devida licença do Chico Buarque (que também ali está entronizado numa das pilastras), foi bonita a festa, pá!


Foram três tempos de agito na noite carioca. Fora a Fiorentina, na véspera houve a Balbúrdia Poética no Bar do Ernesto, na Lapa – quando falei meu mais novo poema, “Arnesto os convidou”, em homenagem a Leminski e Torquato, reproduzido no final deste texto. Na noite de sexta-feira, voltamos à Lapa para assistir ao ótimo espetáculo “Ópera das Malandras”, do Tá na Rua. Trinta anos depois, reencontrei o criador do grupo, o diretor teatral e meu amigo Amir Haddad.

Disse pra ele que continuava achando o Tá na Rua com uma estética “carnavalesca”, semelhante à do Oficina. E Amir voltou a me dizer o que me dissera trinta anos atrás: “fui um dos fundadores do Oficina, mas vim pro Rio porque São Paulo era muito pequena pra mim e pro Zé Celso juntos”.

 No link a seguir, o vídeo “EnCenadores”, que realizei no CCBB/Rio em 1992. Amir é um dos entrevistados, junto com Bia Lessa Gerald Thomas, Gsbirel Villela, Moacyr Góes.

Link para o vídeo: https://youtu.be/E8qVYnoocNc


Fim de noite

     Na foto a seguir, o fim de todas essas noitadas cariocas, na madrugada de um boteco de Botafogo: Patrícia, a atriz Marcela Giannini, o poeta e performer Sady Bianchin, eu e o poeta Artur Gomes, criador da Balbúrdia PoÉtica.



 








Nenhum comentário: