8 de fev. de 2018

A MULTIDÃO EM GERCHMAN


   



     É como se fosse uma sinfonia, em quatro movimentos que se interpenetram: Povos da Floresta, Bichos da Floresta, Sonho Brasileiro e Clorofila. Obra-síntese, o imenso painel circular de 25x5 metros montado por Rubens Gerchman no Foyer do Centro Cultural é um caleidoscópio dos ícones por onde o homem comum transita atônito, entre o nada e o nada mais que isso.  Sustentada por uma estrutura metálica semicircular, Clorofila é uma instalação pictórica que obriga o visitante a mergulhar na multidão retratada, envolvendo-o em gestos e cores, rostos e silhuetas de um Brasil imaginário e paradoxalmente amarrado no real.


   A multidão é um tema cíclico no fabulário iconográfico de Rubens Gerchman. Rostos desconhecidos, imagens extraídas do noticiário dos jornais, ou dos porões da repressão, o povo explode na tela como quem acusa. Up-to-date com seu tempo, Gerchman revê o cotidiano com um olhar entre o kitsch & o crítico, misto de mau-gosto & concreto malarmado.


     Esta obra anuncia & denuncia um mini-universo violentamente ampliado, gráfico & textual, à semelhança de assinaturas antes patenteadas pelo RG de Gerchman, como Lindoneia (que acabou musa do tropicalismo, via Caetano Veloso) ou Tarsilú, retomada da “Negra” de Tarsila com a Lou-Mona Lisa, Barba Azul às avessas, sacada das páginas policiais.


       Clorofila é um painel que instaura a inquietação, gatilho da verdadeira arte, que é detonado pela vida. Gerchman com a palavra: “O que a meu ver caracteriza o homem moderno é a multidão. Acredito que a minha principal responsabilidade é a de dizer: quero pessoalmente uma arte de conteúdo em que o homem seja sempre medida”.


Ronaldo Werneck
CCBB/Rio, 1993
16 a 28 de junho


3 comentários:

maria helena leal lucas disse...

¡¡¡ BRAVOOOOOOOOOOOOOO !!!
MERECIDA homenagem... FELICITACIONES ¿¡?!
Besotlisss de los "2".

fernanda lopes disse...

Sensacional!!!!!! bravo Ronaldo!!! amo o que escreve!!! que Deus continue sempre te iluminando, bjjjjus....

Anônimo disse...

Oi, Ronaldo,

Lembro-me de algumas obras do Gerchman que saíram na excelente e extinta revista "Galeria". Sempre apreciei o trabalho dele. Porém, agora, com o seu texto e o comentário feito por ele que vc registrou, passei a ter uma visão mais profunda quanto ao sentido e significado do que o grande artista nos legou. Notável sacada do Gerchman, esse aspecto da "multidão" como síntese do homem contemporâneo. Abcs, Ricardo Alfaya.