2 de jan. de 2017

Rota: Fellini




CENA 1

que música assim lontana e dolce
que fontana que veio de vita
afoito e em meio de mim me toma
e me inunda dessa melodia
que assoma e se assume plena
e me assombra e surge assim
e salta de um cinema
e enfim me acalma
e me leva-e-traz malabarista
de azares muitos
e poucos malabares?

noctâmbulo artista suspenso
em fio frágil e saltimbanco
no derradeiro arco de um vôo
imenso e sem louvor
de um salto em branco
de vadio desequilibrista
no picadeiro vazio e sem fervor
de vida esta dolce lontana vita
que oscila e vibra nessa melodia
que de novo flui e vem de muito antes
e me preenche e me traz
descoloridos semblantes
caras e doloridas faces
vagos disfarces visões
de vida dolce vita e malencolia
que noite-dia se formam
e me confortam
e me transportam
e me transformam

em passado-presente e magia
e miragens de entes perdidos
elos de um tempo semi-escondido
de amigas-amigos e amadas
e mal-amadas belas
belas estrelas belas donas
em seu andor em sua pose
e langor que às escuras seduz
em meio a unguentos em close
e serenos planos plenos de luz

mas sem sinecura sem beladona
que me cure da beleza
impura da dura trama que me rende
e sai desse mergulho de câmera
e me atrai e prende
a fragmentos de fotogramas
restos de rostos remontados

essa aquela imagem que faísca
no escuro e se cristaliza
no clarão da tela

                                            
                                                   giulietta 
                                       magali 
                                                 caterina 
                                                             cardinale 
                                                                            milo 
                                               anouk 
                                                       amada 
                                                                 anita 
                                              anitona 



CENA 2


tudo que em mim criança
e circo e clowns e dança
tudo que em mim convida

para a festa da vida
e roda roda-rota
rota-rota de acordes

tudo que me recorde
tutto che me a m’arcord
ch’è una festa la vita

os pés sujos de infância
têm-pó e água límpida
as mãos sujas de dolce

 vita em meio: estrada
rota-receio-ponte
de vida e vitelloni

alegria que dança
tutto tutto que em mim
 rimini-relembrança

minas não mais oprime
tudo que em mim menino
rota-rito-fellini


Ronaldo Werneck

Cataguases, março de 2001

Nenhum comentário: