É
como se fosse uma sinfonia, em quatro movimentos que se interpenetram: Povos da Floresta, Bichos da Floresta, Sonho
Brasileiro e Clorofila.
Obra-síntese, o imenso painel circular de 25x5 metros montado por Rubens
Gerchman no Foyer do Centro Cultural é um caleidoscópio dos ícones por onde o
homem comum transita atônito, entre o nada e o nada mais que isso. Sustentada por uma estrutura metálica
semicircular, Clorofila é uma
instalação pictórica que obriga o visitante a mergulhar na multidão retratada,
envolvendo-o em gestos e cores, rostos e silhuetas de um Brasil imaginário e
paradoxalmente amarrado no real.
A
multidão é um tema cíclico no fabulário iconográfico de Rubens Gerchman. Rostos
desconhecidos, imagens extraídas do noticiário dos jornais, ou dos porões da
repressão, o povo explode na tela como quem acusa. Up-to-date com seu tempo, Gerchman revê o cotidiano com um olhar
entre o kitsch & o crítico, misto
de mau-gosto & concreto malarmado.
Esta
obra anuncia & denuncia um mini-universo violentamente ampliado, gráfico
& textual, à semelhança de assinaturas antes patenteadas pelo RG de
Gerchman, como Lindoneia (que acabou
musa do tropicalismo, via Caetano Veloso) ou Tarsilú, retomada da “Negra” de Tarsila com a Lou-Mona Lisa, Barba
Azul às avessas, sacada das páginas policiais.
Clorofila
é um painel que instaura a inquietação, gatilho da verdadeira arte, que é
detonado pela vida. Gerchman com a palavra: “O que a meu ver caracteriza o
homem moderno é a multidão. Acredito que a minha principal responsabilidade é a
de dizer: quero pessoalmente uma arte de conteúdo em que o homem seja sempre
medida”.
Ronaldo
Werneck
CCBB/Rio,
1993
16
a 28 de junho
3 comentários:
¡¡¡ BRAVOOOOOOOOOOOOOO !!!
MERECIDA homenagem... FELICITACIONES ¿¡?!
Besotlisss de los "2".
Sensacional!!!!!! bravo Ronaldo!!! amo o que escreve!!! que Deus continue sempre te iluminando, bjjjjus....
Oi, Ronaldo,
Lembro-me de algumas obras do Gerchman que saíram na excelente e extinta revista "Galeria". Sempre apreciei o trabalho dele. Porém, agora, com o seu texto e o comentário feito por ele que vc registrou, passei a ter uma visão mais profunda quanto ao sentido e significado do que o grande artista nos legou. Notável sacada do Gerchman, esse aspecto da "multidão" como síntese do homem contemporâneo. Abcs, Ricardo Alfaya.
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