No link a seguir o áudio
completo de Vermelho Cais no cd
“Dentro & Fora da Melodia”
O terceiro
porre negro Werneck/Vieira começou naquela tarde de 1979 em que cheguei a Roma
vindo de Argel. E bebendo durante todo o voo. Na época, voar pela Alitália era
como trafegar num mercado persa: as aeromoças vendiam de tudo e mais um pouco –
e uísque é o que não faltava. Detalhe: estava há cerca de 40 dias na Argélia, a
pão e água. Perdão, a pão com poulet
(sanduíche de galinha), quase a única coisa que comia, pois não conseguia
encarar (literalmente) o boureck
(batatas com atum), o kebab (frango
com fritas) e outras, vamos dizer, “guloseimas” da gastronomia argelina.
O couscus marocain (tradicional também na
Argélia), então, nem se fala: era só bater o olho para eu “desencarar” de
imediato. Ficava mesmo no pão com poulet,
que descia assim-assim com cerveja Nouas
– nome de um poeta argelino que só poetava devidamente embriagado. Nouas quente, é claro: o calor era Rio 40º, mas os árabes colocavam a
cerveja em cima da geladeira, nunca dentro, vá entender. Às vezes, no cardápio
do hotel, aparecia uma massa, regada a Peau
d´Oignon, um vinho argelino bem razoável. Mas nada de destilados: estávamos
em pleno Ramadán. Então, o uísque “que se me faltou” em Argel, veio a calhar no
voo da Alitália.
No
aeroporto de Fiumicino esperavam-me a Adriana, minha mulher na época, que
acabara de chegar do Brasil, e nossa amiga, a aeromoça italiana Paola,
recém-separada do Afonsinho. Ele estava fazendo show na Alemanha, e só voltaria
a Roma no dia seguinte. Dormimos na casa da Paola, nas proximidades de
Fiumicino, e no outro dia fomos pra Roma, onde nos encontramos com Afonsinho.
Nós não nos víamos há uns bons cinco anos, ou mais. Como eu queria cortar cabelo,
ele levou-me a um barbeiro seu amigo, nas vizinhanças de Viale di Villa Pamphili,
onde iríamos ficar, no apartamento onde ele havia morado com a Paola. Foi quando
começamos a beber num bar ao lado, enquanto eu esperava a vez no barbeiro. A beber e conversar e a conversar e beber e quase
nos esquecemos do barbiere – que acabou fazendo um corte sem dor, mesmo
porque eu já estava devidamente anestesiado: nossos copos adentraram conosco a
barbearia.
Vai daí que a noite veio e quando a noite vem, vem a
saudade, vocês bem sabem. E nós dois resolvemos ir pro apartamento onde o Afonsinho
estava morando: ele queria me mostrar umas gravações que andara fazendo com
grupos de jazz europeus. Telefonamos pras “respectivas” e ficamos de nos
encontrar com elas só no outro dia, apesar dos protestos. Imagina! Não via
minha mulher há 40 dias, é certo; mas também não via meu amigo há cinco anos. Certo? Chi
lo sà? Pegamos outra garrafa de uísque e fomos pro apartamento do
Afonsinho, onde ouvimos suas gravações, e vários outros discos de jazz.
Ele
falou-me daqueles anos em Roma, de shows na RAI, muitas vezes apresentados pelo
literalmente grande Vittorio Gassman, de um programa sobre música brasileira,
ao lado de nossa ídala, a não menos Lea Massari, por nós adorada desde que
vimos L´Avventura, do Antonioni, e Le Souflle au coeur, do Louis
Malle. De quebra, contou-me de uma colazione, um café da manhã, com ninguém
menos que Sophia Loren, no pallazo
onde ela morava na Piazza Navona. É que Afonsinho tocou durante um tempo com o pianista
Romano Mussolini (filho do próprio), que era casado com a irmã da Sophia. Pois
é, daí “o porquê” da colazione na casa
de La Loren. De repente, Afonsinho tirou
da estante meu livro “Selva Selvaggia”, que eu lhe enviara três anos antes, e
onde havia aquele poema que fiz pra ele, “Bilhete pra Roma”. Leu o poema,
devidamente emocionado, nós dois afogados em talagadas de uísque e baforadas de
cigarros.
Depois,
Afonsinho falou-me da gravação que fizera com Gato Barbiere para a trilha
sonora do filme “O Último Tango em Paris”, de Bernardo Bertolucci. Algumas
semanas à frente, eu veria em Paris o “Tango” de Bertolucci (na época, proibido
no Brasil) num cineminha praticamente vazio do Chatêlet (o filme, de 1972,
estava há anos em cartaz). Foi quando lembrei-me da letra que o próprio Gato Barbiere fizera
para a canção-tema do filme, que acabou não aparecendo no corte final, onde ela
surge apenas instrumental: “We
don't exist/ We are nothing but shadow and mist/ In the mirror we look as we
pass/ No reflection's revealed in the glass”. Nada somos, só sombra e névoa,
Pois é, eu e Afonsinho já estávamos devidamente enevoados por névoas e névoas
de nada, de nada mais que toneladas de uísque caubói enquanto a noite se
esvaía.
Quando
vimos, estava amanhecendo. Saímos rumo ao Trastevere, que nós também temos
direito à nossa colazione. Afonsinho
encarou um tramezzino, mas meu
estômago não estava pra sanduíches e lembrei-me que, no Brasil, costumava curar
minhas ressacas com uma dose de Fernet e um chope. O amargo do Fernet me
parecia “medicinal” – e não era? Mas, às vezes funcionava. No terceiro chope
com Fernet já estava aprumado pra enfrentar o dia. Foi só falar em Fernet que o
Afonsinho me disse que eu ia beber então o melhor Fernet do mundo, o Fernet Branca, o preferido do Chico
Buarque quando estava em Roma, onde, entre outras coisas, gravou Per um pugno di samba – disco que acabáramos
de ouvir no apartamento, com il bambino
Affonso, o próprio, na bateria.
Fernet Branca é o seguinte: não dá pra
tomar uma dose só. Na quarta, ou quinta, tomamos coragem e – facciamo un giro sul Trastevere – nós
dois a girar, devidamente girados, Trastevere afora. Foi quando, dessas coisas
que só aconteciam com a gente, demos de cara com as madames: Adriana e Paola
também andavam por ali, a fazer a feira matinal, e quase trombam com a gente. Foi
bronca pra lá, bronca pra cá. Fernet Branca
pra lá, Fernet Branca pra cá nos dois
“irresponsáveis”. Começou mal nosso giro europeu, a cabeça a girar, a girar.
Para
alguns, vem daí o nome da composição, desse estranho compasso. Mas há
controvérsias: outros atribuem o “take five” a dar um tempo de descanso, parar
a gravação por uns cinco minutos; outros
ainda a reservar uns minutinhos de atenção que seja ao que o outro está
dizendo. Time out foi, aliás, um dos
discos que eu e Afonsinho ouvimos mais de uma vez naquela noite romana. E
também ouvimos uma outra versão de Take
Five, com o mesmo Brubeck Quartet e a voz de Carmen McRae: “Won't you stop
and take/ A little time out with me/ Just take five/ Stop your
busy day/ And take the time out/
To see - I'm alive// Wouldn't it be better not to be
so polite, you could offer a light;/ Start a little conversation now, it's
alright, just take five / just take five”.
Ainda em
Roma, Afonsinho escreveu uma composição, “Casinha Pequenina” – gravada pelo
trio formado por ele, mais Alessio Urso, no baixo e Írio de Paula, na guitarra
– cujo tema, não sei bem o porquê, sempre me remeteu ao Take Five. Pois é, “reservar uns minutinhos de atenção que seja ao
que o outro está dizendo”. Acredito haver nas duas músicas uma atmosfera que as
aproxima. Já no Brasil, década de 1990, eu coloquei letra em trechos da música
do Afonsinho, que acabou se transformando em nossa canção “Vermelho Cais”,
defendida por minha amiga Neti Szpilman num Festival de Música aqui em
Cataguases, em 1993, com Marco Carvalho na guitarra e meu amigo como sempre arrasando
na batera. Não era nem bem uma “letra”, mas palavras soltas, lançadas na
melodia em contraponto ao tema: “sol/sal/cais/caos”, “voz/que já partiu/ não
volta mais/paixão fugaz/ gás do amor se esvai/ vai, coração/vermelho cais”.
Ouvindo agora, e “novamente de novo”, vejo que tem a ver com isso tudo que
aconteceu com meu amigo e sua voz que já partiu e não volta mais.
Continua na próxima semana
Um comentário:
Sarava, sêu Afonsinho!
Poizé... o Brasil ta assim...
* Marionetes do Sistema
As cordas, que prendem os marionetes,
Tais caminhos do sangue até o coração,
São veias que servem aos poetas
Nas estradas tortuosas da razão.
São continuos tuneis obscuros,
Onde a clarividência da vida anuncia
Veras historias além de quaisquer muros,
Que ultrapassam o limiar dos nossos dias.
... é o marionete locutor de leis do mundo.
Um traste imundo manejado por sistemas,
Reviravoltas que se impõem a alguns poemas.
Pensando bem... é um poço não profundo,
Sem sutilezas, sem bordas, ou sem fundo...
Um vivo-morto mal perdido em teoremas.
*** Heitor de Pedra Azul - Saint Julien les Villas, 19/01/2009
**** Droit d'auteurs, direitos autorais: Sacem
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