19 de dez. de 2016

Feliz, Tumati é quem toca

      
Na próxima quarta-feira, 21 de dezembro de 2016, a partir de 19:30h, o Projeto Feliz é quem Toca coroa suas atividades deste ano com uma grande festa no PINA - Ponto de Integração das Artes, o antigo CTM, localizado no bairro Guanabara. Haverá apresentação de ritmos com os alunos de Capoeira, espetáculo de improviso com os alunos de Teatro e show da Banda Feliz é quem Toca, com os alunos de Percussão. Após as apresentações dos alunos haverá a exibição de dois filmes curta-metragem (com uma duração total de 25 minutos), ganhadores do Edital Regional do Projeto Usina Criativa de Cinema Polo Audiovisual da Zona da Mata: “Olhos de Vô”, ficção, de Marco Andrade; e “O Universo de Manoel”, animação, do Coletivo PIA, ambos de Cataguases.
Tudo começou na Cataguases de 1997, com a Banda Feliz é Quem Toca, que ensaiava no Anfiteatro Ivan Müller Botelho sob a batuta de Rogério Tumati. Na virada do século, com a criação do projeto Café com Pão Arte ConFusão, um dos braços do CTM,  a Banda – formada por crianças e jovens – passou a fazer parte do “Núcleo de Percussão”, que tinha como responsável Rogério Tumati.
Quando o CTM encerrou suas atividades em Cataguases, no final de 2012, o professor Tumati viu-se diante de um dilema: o que fazer com aquele mundo de meninos e com o mundo daqueles meninos que assistiam e participavam com grande interesse das aulas que administrava? Por CTM, leia-se Centro das Tradições Mineiras; por Tumati, leia-se o professor de percussão, músico de sete instrumentos, cantor, técnico de som e pau pra toda obra no campo das artes (e também fora dele) Rogério Mendonça.
O que fazer então com a esperança daqueles meninos – a maioria do Bairro Guanabara, na periferia da cidade –, o que fazer para que não se perdesse o brilho que ele via em cada um de seus olhares quando chegavam a cada dia para as aulas? Tumati não titubeou nem por um momento: dispôs-se logo a levar parte deles para que continuassem frequentando as aulas, agora no quintal de sua própria casa, num bairro das proximidades, onde criou o projeto “Casa do Tumati”. O quintal passou a ser um mundo de possibilidades percussivas.
Mas logo o quintal mostrou-se bem menor que o mundo, o mundo de meninos que procuravam suas aulas. Foi preciso encontrar outro lugar, que logo surgiu quando de uma oferta da Igreja Metodista, para onde ele se transferiu com seus pequenos percussionistas. Ali, os meninos passaram também a receber aulas de teatro, sob a orientação da professora Miriam Gaspar. E o Projeto como um todo assumiu o nome inicial da banda, passando a chamar-se Feliz é Quem Toca.
Em 2014, o Feliz é Quem Toca foi contemplado com o incentivo da Lei Municipal de Cultura Ascânio Lopes, o que possibilitou três apresentações do grupo, com estrutura de palco, luz e acompanhamento de banda. Ainda naquele ano as aulas de percussão do Projeto transferiram-se para o PINA-Ponto de Integração das Artes, voltando ao Bairro Guanabara, no mesmo prédio do antigo CTM, com a cessão do local pela Agência de Desenvolvimento do Audiovisual da Zona da Mata Mineira, atual gestora do espaço.

Agora, com o seu fortalecimento, diante de sua aprovação pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura – com o patrocínio das empresas Bauminas Química, Bauminas Mineração e Hidroazul –, o Projeto retoma suas atividades em Cataguases com força total. E, desde setembro, passou a oferecer aulas gratuitas de Percussão, gratuitas de Percussão, Teatro e Capoeira. Aulas que acontecem no PINA e na Casa de Cultura Simão, na Av. Astolfo Dutra.
Dispensável dizer que o Tumati está totalmente “tocado” pelo sucesso do Projeto e que o vai tocando feliz e com toda a força de suas baquetas. Os meninos? O que dizer dos meninos? É só ver o som de seus tambores enchendo de alegria e pertencimento o Bairro Guanabara. Um som da pesada que, sem controvérsias, e por mais paradoxal que seja, traz enorme descanso ao coração de seus pais.

O Projeto Feliz é quem Toca já tem em preparo várias novidades para 2017. Suas atividades podem ser acompanhadas pelo site (www.felizequemtoca.com.br) e pelo facebook (www.facebook.com/felizequemtoca).


Um comentário:

pivotante disse...

Ronaldo WERNECK Parabens!!!
que linda materia !!!!

Parabens professor TUMATI
Parabens aos meninos e meninas

que 2017 seja tanbem um lindo ano

PedroLessa
professor da UFRJ
urbanista da prefeitura do RIO